20150531

Projecto NOVA TERRA - Funcionalidade


Espero que já tenha lido Projeto NOVA TERRA - Como funciona. Se ainda não, recomendo que faça a leitura dos primeiros 4 textos explicativos sobre as noções básicas na Sociedade Nova Terra.

Aqui nós vamos detalhar mais aprofundadamente como as pessoas estão agindo na Sociedade Nova Terra. A acção é principalmente em duas fases e estas duas fases são, 1. a Internet como forma de interacção na troca de todo o tipo de informações e, o outro é, 2. ir realmente ao encontro da acção na vida real, fazendo acontecer este "movimento real" ao torná-lo realidade.

No primeiro contacto com o Projecto Nova Terra (n.t. NOVA TERRA Project - NTP) as coisas podem parecer um pouco confusas sobretudo como elas estão inter-relacionadas, mas aqui vai. Existem dois critérios principais nos quais qualquer um pode fazer mais pesquisas, declarando e/ou interagindo com tudo, esses dois critérios são as Câmaras e as Zonas.

Ao procurar ou declarar um Produto, você pode interagir com ambos. Ao declarar o seu próprio perfil como Participante, você somente interage com a Zona à qual você está localizado naquele momento.

A primeira acção poderá ser por Pesquisar e saber que tipo de informações estão presentes. Você pode procurar por algo ao nível planetário. Isso significa, não seleccionar a Zona. Ou, você pode procurar por algo a nível continental, o que significa, seleccionar o continente e deixar os países não seleccionados. A sua pesquisa depende da selecção da Câmara e assim por diante.

Vamos supôr que você decide tornar-se um Participante e, por exemplo, você tem uma carência que é chamada Necessidade. A fim de ser capaz de anunciar essa nova necessidade, você primeiro precisa tornar-se num Participante fazendo-o através do processo de inscrição.

Como Participante você inicia-se a partir do menor nível geográfico: seu perfil local. O distintivo reflete isso, de como você é um Observador na sua localidade (como Zona). Então, isto é, sob uma lógica básica. Primeiro você observa e, em seguida, toma as suas medidas quando necessário. No Projecto Nova Terra as coisas iniciam-se nas pessoa e não a partir do topo. Porque o sistema onde as coisas são ditadas de cima para baixo é o que Nós desejamos substituir.
Uma vez que você é um participante, a partir deste momento apenas a sua imaginação, intenções e acções são o limite. Você pode começar por primeiro anunciar uma nova Necessidade. Nós, seres humanos, estamos "produzindo" a cada momento, em todo o planeta, necessidades, recursos e soluções. Todos estes na Sociedade Nova Terra são chamados os Produtos que produzimos. Assim um Participante, quando ele precisa de alguma coisa, pode anunciar um novo produto chamado Necessidade. Sim, de facto, uma Necessidade é também uma Solicitação de Recurso, mas é chamado de Necessidade a ser conhecida por tratarem-se de pessoas. O Pedido de Recursos (Produto também) pode ser feito apenas pelos Candidatos ao oferecerem uma solução para uma Necessidade.

Mas vamos voltar para as suas Necessidades. Você declarou uma nova Necessidade Individual. A partir deste ponto todos os tipos de interacções podem ocorrer ainda mais. Por exemplo, outro Participante tem a experiência em fornecer uma Solução. Esta pode ser uma interacção um a um. A Solução é outro tipo de Produto. A solução criada pelo Participante que se ofereceu em relação à sua Necessidade. Mais adiante, esta nova relação cria a possibilidade de Votação, se o Participante declarar a Necessidade na Zona (coletivo). Primeiro, um número mínimo a partir da mesma Zona dessa declaração deve votar para esta Necessidade na Zona a fim de torná-la válida. Se alguém em seguida oferecer uma Solução relacionada a esta Necessidade, então os Participantes vão votar em Soluções. Em poucas palavras, esta é a forma como o Projecto Nova Terra funciona.

Cada vez que alguém propõe uma Solução relacionada a uma Necessidade, este terá a qualidade de vir a tornar-se num Candidato. (Por favor, leia "Projecto NOVA TERRA - Candidato ou Representante"). Se uma Solução é aceite dentro do Prazo de Aprovação (Votado pelas pessoas), então essa Solução é transformada num Projecto, e o Participante que propôs essa Solução torna-se um Representante que gere esse Projecto.

Existem outros tipos de interacções em PNT, como aqueles onde as pessoas podem entrar em contacto directamente através do sistema interno de mensagens e trocar de informações úteis. Aqui o princípio inicial é a transparência total, porque todo mundo é irmão e irmã de todo mundo, e porque todos nós estamos olhando por atingir o mesmo objectivo de viver numa sociedade livre em nome do povo. Quem não entende nem vibra isto provavelmente não estará interessado em ser participante da nova Sociedade Nova Terra.

Um Participante também pode criar Recursos Disponíveis. Isto é tão importante como todas as outras acções. Para anunciar um Recurso disponível você tem algumas opções, porque anunciar a disponibilidade de novo Recurso, tanto pode ser um Recurso Humano (individual ou equipa) como um Recurso da Terra (matéria-prima, material processado ou bem).

Assim, um Recurso Humano pode ser Individual ou em Equipe. Um Participante pode anunciar-se como um Recurso Individual Humano Disponível. Um Participante também pode anunciar uma Equipe de Recursos Humanos Disponível. Este aspecto é bom para formar equipas específicas nos Recursos Pedidos, feitos pelos candidatos ou representantes de modo a serem criadas as Soluções específicas. Esta Equipa de Recursos Humanos pode ser útil também para pequenas empresas se anunciarem como um Recurso disponível. Esta acção basicamente precisa de um Curriculum Vitae Individual, ou mais se for para uma equipa. E assim, você pode ver como a Nova Terra já serve o propósito de oferta de trabalho, buscando e trocando livremente até mesmo a nível internacional.

Quando uma Equipe de Recursos Humanos é anunciada como disponível por um Participante, o anunciante é chamado de Criador de Recursos. Em seguida, este Recurso passa por um Período de Aprovação no qual todos os membros referidos da equipa precisam expressar publicamente o seu voto de modo a concordarem com a formação do mesmo. Somente quando este tipo de recurso tenha passado pelo Prazo de Aprovação é que podem ser consideradas a existência dessa Equipa de Recursos Humanos Disponível, e em seguida, utilizadas as Soluções ou Projectos.

Muitas pessoas já têm um Sítio ou um Blogue e, por vezes, o espaço para a descrição quando da apresentação de um novo Produto torna-se pequeno. Portanto, sinta-se à vontade de utilizar, ligando-se dentro da descrição e relacionando-se com os sítios externos ou blogues. Muitos destes blogues são do tipo informativo que abrangem uma Zona específica e podem ser adequados a uma secção específica dentro do Projecto Nova Terra. Uma vez que você é um Participante, você tem um Distintivo do seu próprio país, mas também pode criar outro distintivo para a Zona específica dedicada às informações do seu sítio/blogue, e colocá-lo no seu sítio/blogue. Desta forma, todas as pessoas ao redor do mundo estarão cientes que, os Participantes do Projecto Nova Terra saberão exactamente o tipo de informação que lá está, não importando a língua que falem.

Então, vamos dizer que se você estiver informando sobre uma Tecnologia na California, nos Estados Unidos. Você cria um Recurso disponível sobre a Zona AMN-Estados Unidos-Califórnia, na Câmara #51. Desta forma, num piscar de olhos, você estará informando a todos com um simples Distintivo sobre o conteúdo que pode ser encontrado lá. Este Distintivo não é o mesmo que o seu Cartão de Autorização, mas como o reflexo de um estado momentâneo que é a acção tomada ao mais alto nível geográfico, e/ou o seu envolvimento directo num Projecto como Representante. (Por favor, leia "Projecto NOVA TERRA - Candidato ou Representante").

Este tipo de Recurso (Reportando-se sobre a Câmara ou nenhuma) é aquele que normalmente não é muito levado em conta numa Solução ou Projecto, mas mesmo assim você nunca saberá. Portanto, este Produto é como a apresentação da sua contribuição de Repórter no mundo. Com o Cartão de Autorização suportado por este recurso disponível, você declara que tem a Qualidade de "Observador" (Repórter) e isso dá-lhe "Direitos de Transparência" para interagir livremente com outros Participantes do Projecto Nova Terra. Mesmo com qualquer um, quando este projecto tiver o impulso suficiente. Mas cuidado aqui!!! Isto não significa que qualquer pessoa tenha a obrigação de aceitar as suas acções! Qualquer coisa que você faça está unicamente sob a responsabilidade da sua Livre Vontade, e os outros também têm os mesmos direitos que você.

Por outro lado, o Cartão de Autorização só é válido quando mostrado junto com algum documento de identificação válido, estando este incluído no sítio, na secção Membros, com a sua imagem e a sua Identificação no Projecto Nova Terra (ID NTP) em conformidade. Qualquer Participante NTP pode ter a qualidade de ser um Observador envolvido ao mais alto nível da Zona geográfica. Tudo começa na raíz e, pode subir alto tanto quanto as suas acções o puderem levar.

No caso de você decidir anunciar um Relatório de Recurso Disponível, você poderá querer saber se a "política" não está a coberto no Projecto Nova Terra. Você pode tentar encontrar uma Câmara adequada para isso ou você pode deixar a Câmara não seleccionada, e assim deixar as pessoas saberem que você está Reportando sobre qualquer coisa (incluindo política). O facto é que na Sociedade Nova Terra não há necessidade de intrusos, com força e decepção dizer-nos como fazermos as coisas nas nossas vidas, quando na verdade, eles fazem as suas próprias coisas sob a protecção da marca oficial chamada partido político. O que precisamos é transparência e a interacção livre entre os recursos disponíveis. Ponto.

Mas sim, onde quer quer você esteja há um o tipo de Necessidade recomendada e esta poderá ser a Câmara #445. Basta dizer o que você precisa quando você anuncia uma nova Necessidade, e ver quem está disposto a fornecer algumas Soluções válidas para fazer o Projecto das suas Necessidades. Quando terminar, este Projecto pode ser solicitado para outras Zonas Participantes e trazê-lo à sua cidade (ou qualquer localização ou Zona). Esta pode ser a primeira forma de interacção a nível global de começarmos a grande Sociedade Nova Terra. Não subestime outros tipos de Necessidades, tais como os projectos de energia verde ou os artísticos. E talvez, porque não os flash-mobs?

Outro tipo de acção é o Processo de Votação presente em muitas situações. O mais complicado é o Processo de Votação para a Aprovação de Soluções. Em poucas palavras, muitas Soluções são fornecidas por muitos Candidatos relacionados a uma Necessidade. Essas soluções podem partilhar na sua descrição os Recursos comuns disponíveis numa Zona específica. Todos os participantes relacionados ao nível menor da Zona da necessidade declarada podem votar por Soluções. O processo de votação tem sempre a duração de um Período de Aprovação específico. Dentro deste período de tempo é decidido pelas pessoas o que vai ser feito. Dependendo do resultado final, uma Solução será aceite e transformada num Projecto, ou em nada! E o processo terá de começar todo de novo a partir do anúncio da Necessidade.

Para uma explicação mais detalhada sobre o Processo de Votação, por favor leia "Projecto Nova Terra - Processo de Votação".

E tudo se torna mais claro neste tipo de interacção, pois é a maneira normal como nós - as pessoas - fazemos as coisas. Sem limitações, falsa escassez, a programação obsoleta do trabalho sujo para angariar mais clientes, e sem meia qualidade por desperdiçar os Recursos da Terra, nada com isto. Toda esta interacção é um processo de auto-ajustamento com altos e baixos, apenas dependendo da função dos Recursos e Recursos à medida que eles/nós estejamos disponíveis ou não, tudo para o nosso próprio bem e livre progresso.

Lembre-se que o Projecto Nova Terra nunca assume ser a solução viável e perfeita mas a possibilidade e uma maneira de sê-lo. É um trabalho em permanente progresso que precisa a todo o tempo, e em todos os momentos a recepção da opinião dos seus participantes. Porquê? Tão simples como isto: para melhorá-lo e fazê-lo funcionar para o nosso bem-estar e benefício.



Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário