20150829

Projecto NOVA TERRA - Projecto Ponto de Migração Livre (Free Migration Point - FMP)


170510 atualização:
Esta versão é obsoleta e melhorou muito em uma nova versão.
A versão desta página é mantida apenas como referência de evolução.
Por favor, encontrar a nova versão chamada "Free Migration Place project".
A nova versão será traduzido tão logo seja possível.



Definição do campo de acção
Infraestrutura de FMPs
Funcionalidade dentro de um FMP
Interacção entre FMPs
Interacção com pessoas fora de NTP

Definição do campo de acção 

"Ponto de Migração Livre" é um sub-projecto do Projecto NOVA TERRA (NTP), portanto, NTP serve de concha aos princípios, estrutura e funcionalidade que permitem a existência e o nascimento do Projecto Ponto de Migração Livre. Este projecto pode ser classificado sob muitas das câmaras de NTP: #33, #34, #35, #441, #448, mas a mais adequada é a #441.


O principal propósito do Ponto de Migração Livre é de providenciar um projecto aberto para que qualquer um possa implementá-lo em qualquer lugar considerado apropriado. Pode ser implementado dentro de uma comunidade local ou pode ser apresentado aos conselhos locais para que seja submetido para ser aprovado, e realizado se eles o considerarem necessário. Pode ser apresentado a estes conselhos locais, municípios ou alcaides como um bom projecto para apoiar uma campanha política e atrair mais votos dos eleitores. Neste caso, se já está apresentado como uma Necessidade de Zona dentro de NTP, e tenha reunido muitos votos, todas as pessoas que tenham votado para Necessidade de Zona dentro de NTP podem também votar na figura política e na sua campanha para as eleições.


O nome fala por si, este projecto está destinado assegurar um lugar onde as pessoas possam encontrar alojamento ou "trazer o seu alojamento para lá", na forma de uma casa-contentor standartizada e não ter que pagar nada por residir ou transitar, tão pouco pelos alimentos oferecidos gratuitamente, ou todas as actividades desenvolvidas pelos Participantes dentro do Ponto de Migração Livre.

Talvez, o alvo mais adequado, para que este projecto saia à luz, são os estudantes. Porque eles reunem a maioria das condições que abraçam este projecto. Normalmente eles têm muita iniciativa dentro de uma universidade, eles mesmo conseguem organizar-se bem muito rápidamente e, portanto, pedir à reitoria para que estes projectos sejam colocados em andamento ou simplesmente fazê-los girar à sua conta. Os estudantes de qualquer lugar são os que se enquandram para serem os beneficiários devido à falta de alojamento e alimentação durante os longos períodos de estudo.

Outro alvo específico são os proprietários de terrenos que considerem, num momento em que não possam fazer outra coisa melhor, criar um ou mais Pontos de Migração Livre nos seus terrenos. Eles terão muitos benefícios ao fazê-lo, e também podem integrar-se eles mesmos em todo o conceito e tornarem-se Participantes.


A ideia base no qual este projecto começou é que todos nós necessitamos de transporte e mobilidade no planeta. Um dos principais aspectos da migração livre na força de trabalho, está na escassez dos meios para que as pessoas se alojem em qualquer região do planeta, e onde os seus serviços e habilidades possam ser úteis mesmo que seja somente por um período. Se existem lugares livres disponíveis, os FMPs podem chegar facilmente e serem nós de conferências para a troca e partilha livre de conhecimento, ou pode ser usado para actividades de requalificação e mesmo educação de qualquer tipo. Bem, praticamente, muitas, muitas coisas se podem fazer nestes lugares uma vez que o conceito esteja compreendido. Apenas a imaginação é o limite.

A melhor forma de começarmos este projecto é, no mínimo, dando à luz dois Pontos de Migração Livre, com alguma proximidade entre si para que possam interactuar directamente e trocar vida entre eles. Ao começar não há a necessidade de grandes áreas, porque as superfícies podem ser extendidas posteriormente ou multiplicadas em outros lugares.

Poderá ser interessante que tenham em conta este projecto na construção de lugares, e uma vez que a construção esteja acabada, uma área possa permanecer destinada como Ponto de Migração Livre. Também é útil para troca de alojamento entre muitas familias que migram ida e volta durante o ano, seja para férias, troca cultural ou diferentes outras actividades de grupo, mais uma vez, muitos aspectos podem ser cobertos entre os Pontos de Migração Livre, segundo se explica adiante na infraestrutura deste projecto que resultou na sua funcionalidade e nas vantagens práticas.

Infraestrutura de FMPs 

Começando com um só Ponto de Migração Livre, cada um e todos têm o seguinte:
- Local residencial - tamanho variável
- Local de trânsito - tamanho variável e de troca com o lugar residencial
- Local de produção
- Local de energia
- Centro de dados
- Processamento de alimentos, distribuição de bens e cantina.
* Tudo o chamado "edifício" pode ser somente num contentor standard, ou muitos, que possam ser transportáveis através de qualquer meio standard disponível em terra, água ou ar, por assim dizer: elevador, grua, camião, comboio, barco, avião ou helicóptero. Por tanto, é necessário que esteja enquadrado com os pesos e medidas standard internacionais.
* Poderá ser necessário, mas não obrigatório, um lugar de Parqueamento.
* O uso de contentores para todos os propósitos e, os chamados "lugares" sempre presentes na infraestrutura de um FMP representam uma constante. O resto dos factores são variáveis.

A área de extensão de um Ponto de Migração Livre depende de alguns factores como o tamanho do lote disponível, as aprovações necessárias do concelho local e a legislação em vigor nesse período. Por isso, mais versões estarão disponíveis para serem apresentadas quando o grupo que decida arrancar este projecto já esteja formado. O primeiro factor a ter em conta, uma vez que o lote tenha sido eleito, é o campo de actividade do local de produção e o seu tamanho derivado. Dependendo deste, pode-se determinar o número de pessoas residentes a viver permanentemente no FMP ou os que estão vindo nos arredores. Dependendo de isto, o número total de lugares disponíveis torna-se conhecido na aplicação internacional (n.t. international app) específica para reservas.

Isto é o que determina a quantidade média de alimentos necessários e o tamanho da permacultura, aquaponia e/ou granja de animais para que estejam presentes dentro do Ponto de Migração Livre, oficina ou outras actividades que pertençam ao Local de produção. Isto representa algo crucial para apoiar a vida dentro de um Ponto de Migração Livre e entre muitos FMPs, também como porta de interacção entre as pessoas que não pertençam ao projecto NTP-FMP.

A energia livre não existe. Mesmo se alguns dispositivos sejam muito eficientes, mesmo que funcionem ininterruptamente (n.t. overunity), ou pelo menos por um longo período de tempo indeterminado, continua sendo necessário produzirem-se alguns materiais que necessitam de ser utilizados para torná-lo realidade. A energia é um requisito para uma vida decente dentro de um FMP. O lugar da energia, como o nome diz, é onde a energia para o FMP está sendo produzida e, esta pode abraçar todos os tipos e formas de produção de energia verde ou alternativa, dependendo principalmente da topologia do terreno e das contribuições iniciais, mas não unicamente. Um dos contentores pode albergar uma mini-planta de potência que consista num gerador, ou uma estação de potência ou armazenamento, e carga para o uso geral e necessidades do FMP. Em nenhum momento, nunca percas a atenção nas possibilidades como biodigestores, células de combustivel HHO, incluindo mesmo bicicletas de exercício transformadas em geradores.

O Centro de Dados encarrega-se de manipular a cada minuto todos os tipos de dados necessários para a vida maravilhosa dentro de um FMP. No Centro de Dados existem sempre um número mínimo de duas pessoas de dois edifícios diferentes, que estão conectadas como operários oficiais nas suas contas de NTP. Qualquer decisão tomada é igualmente da responsabilidade de ambos. O que acontece quando cometem uma falha? Basta apenas comunicar que prejudicaram seguramente a vida de alguém. Não há necessidade de mais palavras.

O Precessamento de Alimentos e Distribuição estão dedicados à função exacta, como o próprio nome assim indica. Mais do que isto, é também uma porta de troca com outros FMPs, e com as pessoas que não pertençam ao FMP nem ao NTP. A função principal é preparar os alimentos na cantina (restaurante). Pode ser preparado um ponto de distribuição na forma de uma pequena tenda que recebe os pedidos, e onde outros bens produzidos dentro daquele FMP possam ser negociados com as pessoas que não pertençam a nenhum FMP nas redondezas. A cantina é principalmente para atender as pessoas dentro de um FMP, mas também pode funcionar como um restaurante para as pessoas fora de FMP, que desejam comer saudável a partir dos produtos frescos e naturais produzidos no local, e também dar uma volta para visitar e ver como as coisas vão ali.

Numa explicação adicional, se continuando sendo necessária, tudo é aceite somente na forma e peso standard de um contentor devido ao facto da mobilidade e modularidade. Estes dois factores são o detalhe mais importante quando falamos sobre a funcionalidade interna de um FMP e o relacionamento com os aspectos de trânsito e interacções entre FMPs ou mistos. Pensa como um lote residencial vazio poderia ser facilmente transformado num cenário ou num lugar de conferências, e estar disponível para actividades unicamente devido ao factor da modularidade.

Por razões específicas relacionadas com o desenho e localização do espaço dentro de uma estrutura de um FMP, contactar-se-á The Venus Project (n.t. O Projecto Vénus) para que ofereçam as suas soluções já profundamente estudadas. De toda a forma, muitas versões e configurações serão prontas e preparadas para que qualquer um eleja quando um grupo decidir-se a avançar neste caminho e neste modo de vida.

Funcionalidade dentro de um FMP 

Quando se pensa em contestar a pergunta "Qual é o truque por trás destes Pontos de Migração Livre?", a resposta vem facilmente de dois aspectos: primeiro, é a necessidade que qualquer ser humano tem em mover-se livremente ao redor do planeta, tanto quanto as necessidades e oportunidades ocorram, segundo, é encontrar pessoas que pensam igual a ti indiferentemente a onde quer que vás, e alojares-te o mais rápidamente possível e com o máximo de conforto desejado. Melhor, se tudo o que encontrares ali já sabes como funciona e podes ser útil no instante, porque já tens todo o conhecimento sobre tudo o que se move lá. Como resulta isto? Bem... há um problema, não há política, polícia, não há cortes legais, nem banqueiros, nem taxas, nem obrigações de andar a trabalhar... Achas que podes lidar com esta situação? Cada um dos seres é tudo isto e por si mesmo. Isto é o que se chama "responsabilidade por si e consciência do bem comum de todos, incluindo de ti mesmo". Podes lidar com esta situação? Isto significa que podes actuar com soberana livre vontade, mas às vezes poderias esquecer-te que os outros também têm a soberana livre vontade, tal como tu. Podes lidar com esta situação? Incluindo depois de umas quantas cervejas? Incluindo depois umas quantas mais? Bem, então vamos adiante.

Para continuares, supõem-se que já estejas familiarizado com os princípios e a funcionalidade do Projecto NOVA TERRA. Quando um Participante chega a um Ponto de Migração Livre, pode ser de dois modos diferentes: sem casa ou com casa própria. Antes de chegar, foi reservado um lugar específico na aplicação Web específica. O Centro de Dados daquele FMP foi o que anunciou a todos os lugares disponíveis uma longa estadia ou trânsito. A pessoa ou pessoas são rapidamente acomodadas. Devido ao facto de que já são Participantes em NTP, eles têm uma conta de Participante onde podem "escutar" todas as mensagens internas daquele FMP específico, ou de uma Zona que possa ter muitos FMPs desde de um país, ao mundo, mas poderia ser algo demais gerir entre tantas mensagens. De qualquer forma, cada e todos os Participantes estão conscientes a cada momento de tudo o que se passa naquele FMP, que tarefas são necessárias, quantas pessoas há, quem, desde onde, quanto tempo ficam, quais são as suas habilidades, que actividades culturais terão lugar e em que datas, em qual FMP, e assim por diante, apenas tendo um dispositivo wi-fi conectado directamente sem cabo com o Centro de dados. Supostamente... também Internet.

Mesmo que a Internet esteja desconectada (o que seria muito triste de verdade) aquele FMP continua funcionando da mesma forma. E muitas das coisas boas e utilidades da Internet podem ser guardadas num disco local para serem acedidas em modo offline. Mas todo este conhecimento instantâneo é possível através do sistema de mensagens internas porque uma vez chegado a um FMP, se é a primeira vez, requere-se que preencha um formulário no Centro de Dados com todas as tuas habilidades partilhadas livremente, e portanto, que tarefas, tu como Participante, és capaz de desempenhar entre todas as actividades que tenham lugar em cada FMP. Se não é a primeira vez, então já tens os dados disponíveis, e somente se quiseres actualizar algo, como habilidades que acabaste de aprender num FMP onde tenhas residido anteriormente. Isto é requerido para que haja um pouco de planificação na vida dentro de um FMP, e dentro de QUALQUER Ponto de Migração Livre. Também pela razão de uma eficiência mínima no uso dos transportes, sendo que o período de estadia mínima é de duas semanas.

Muito similar ao conceito de Contribucionismo iniciado pelo Ubuntu Movement (n.t. Movimento Ubunto), onde cada participante contribui com 5 horas de trabalho diárias por apenas 5 dias da semana, aceites na sua livre vontade para o benefício de todos, incluindo a si mesmo. Durante este tempo, alguém pode também aprender assistindo ao que os outros estão fazendo, e assim preparar-se a si mesmo para que na próxima vez possa fazê-lo de verdade.

É também compreendido e aceite que as pessoas que vivem nos FMPs sabem porque não necessitam de esperar que alguém lhes diga o que fazer, senão que sejam pessoas que digam "Eu faço". Todos sabem e estão conscientes das necessidades que estão para serem solucionadas e não permanecerem sem que as resolvam, e isto é sempre para o benefício de todos, incluindo a ti mesmo. Há algumas tarefas necessárias, durante os turnos da noite, no Centro de Dados, vigilância das estufas ou na permacultura, ou na planta de potência, para recolha de dados e planeamento futuro. Qualquer um em FMP pode participar livremente em todas e quaisquer actividades e residir gratuitamente. Do mesmo modo, somente a partir da soberana livre vontade, é claramente entendido o porquê das 5 horas por dia, quando se necessita e para o que se necessita. Todas estas necessidades são levadas ao conhecimento de todos através do sistema de mensagens internas.

Há tarefas comuns presentes em todos e cada um dos FMPs, indiferentes a onde quer que estejam. Esta é uma das principais vantagens desta infraestrutura. A onde quer que vás há tarefas comuns que são similares a todos os sitios. Passo a passo, qualquer um vai conhecendo como se fazem estas tarefas. Entre elas podemos nomear: o manejo das aplicações no Centro de Dados, o cuidado, mantimento, colheita, processamento e distribuição de alimentos no Local de Produção (permacultura) e cantina. Se houverem outras actividades, como um centro de replicadores, onde estão presentes todos os tipos de bot-makers que servem a comunidade FMP e de NTP, sendo que as pessoas que não pertençam a eles, qualquer vivendo ali aprenderá estas habilidades, e em qualquer outro FMP que vão também o saberão.

Outras das tarefas mais comuns podem ser a vigilância e o mantimento da planta de potência, os controladores de carga, a pilha de baterias, limpeza dos paineis solares, mudança das bobinas num moinho de vento, manipular contentores, distribuir alimentos naturais para as pessoas fora do FMP e entre os FMPs, desenvolver actividades culturais, conferências, compartilhar conhecimentos, fazer arte publicamente compartilhada, aulas de ensino para crianças, etc.

Todas estas actividades, agrupadas principalmente no local de Produção, mas não apenas, são gratuitas para todos os Participantes NTP-FMP, ou com um custo muito baixo para quem não seja Participante em NTP. Todos estes fundos pertence à comunidade e são utilizados somente para a substituição de peças, ou qualquer coisa que seja necessária ou só possa ser obtida estritamente com dinheiro. Muitos FMPs podem juntar os seus esforços monetários para solucionar um problema de cada um deles, por exemplo, comprar um camião-grua para levantar e transportar os contentores entre FMPs, ou vindo de fora para dentro. Hoje um FMP tem um camião, possivelmente dentro de 6 meses outro FMP tem outro contentor entufa, e depois de mais 6 meses, outro FMP tem um contentor novo para os trabalhos de replicagem ou de carpintaria. Não pares neste nível. Pensa também num contentor laboratório de análises médicas. Uma vez mais, somente a imaginação é o limite. O principal objectivo agora é pensares por ti mesmo e onde poderia ser o teu lugar em tudo isto.

Há muitas, muitas comunidades que se organizam por si só ao redor do mundo. Mais ainda, muitas destas comunidades têm metas comuns e princípios muito similares com os que definem NTP e FMP, portanto, actividades comuns compartilhadas e trocas entre estas comunidades que se gerem a si mesmas são bem-vindas entre NTP e FMP. O modelo de interacção pode ser estudado, entendido e aplicado entre as suas comunidades se assim o desejarem. Às vezes seria necessário que também sejas um Participante no Projecto NOVA TERRA.

Interacção entre FMPs 

A interacção entre pessoas residindo em diferentes locais FMPs é sempre livre de encargos. Todos sabem que pertencem à mesma comunidade e falam na mesma linguagem. Eles já sabem como as coisas funcionam em um, e em todos os FMPs. Eles sabem os princípios e compreendem-nos, e todos estão contribuindo livre e voluntariamente para o ganho de todos, incluindo a si mesmos. Necessitam todos uns dos outros para que o sonho se torne realidade na vida que vivem.

Também é gratuito o intercâmbio de bens entre os Lugares de produção. A situação delicada aqui é que, para que tenham alimentos grátis, as pessoas que chegam de outros FMP a onde são residentes necessitam anunciar-se com antecedência, e que com antecedência sejam confirmadas a possibilidade de providenciarem alimentos no momento desejado durante o dia. De outra forma poderiam não ter alimentos, mesmo pagando. Estas situações devem ser tidas muito em conta para a troca de equipas que venham ajudar em tarefas noutro FMP que da sua residência. O mesmo aplica-se a qualquer outro tipo de troca necessária - é grátis compartir entre FMPs - mas as confirmações são necessárias com antecedência ao procedimento para que seja efectivada a troca.

Outro aspecto muito importante é o intercâmbio de fundos e ajuda entre FMPs, mas normalmente entre os que sejam da mesma Zona ou das redondezas, para permitir que todos evoluam e se desenvolvam um a um em paralelo. Estes fundos, incluindo se são colectados através de um FMP, podem ser utilizados para ajudar outros FMPs, porque são a mesma coisa. Um fundo mínimo pode ser mantido em um FMP específico para o suprimento necessário dos elevadores, ou para a permacultura, aquaponia, centros de replicagem, ou actividades que estejam sendo desempenhadas naquele FMP. Mesmo que aquele fundo possa ser gasto para o desenvolvimento de outro FMP das redondezas, caso aquele possa abastecer os suprimentos eventualmente necessários.

Mas se por algumas razões se torne visível que um FMP específico não possa funcionar de forma adequada, algumas decisões comuns poderão ser tomadas para que seja fechado ou movido, ou reduzido de tamanho, e o Lugar de produção reconsiderado, redimensionado ou reintroduzido em outro FMP. Podes pensar estas FMPs como pequenas cidades, móveis e modulares. Mas quem tomará estas decisões? Nada mais do que os Participantes voluntários nos FMPs, a partir da livre vontade comum e o entendimento, quando uma solução é necessária para o melhor de todos, e no final, não tem nenhuma importância quem tenha adiantado essa solução. A única coisa importante é o acordo comummente aceite para que uma solução prática seja encontrada o mais rápido possível.

Em poucas palavras, qualquer troca entre FMPs é como uma troca livre entre membros da mesma unidade familiar que estão próximos e colaboram juntos para o melhor de todos. Não há razão em ter um FMP muito desenvolvido e outro próximo muito pouco desenvolvido. A meta geral é mantê-los a todos em crescimento e melhorar as condições de vida em todos de forma gradual. Deste modo, os FMPs podem apoiar-se uns aos outros muito melhor.

Interacção com pessoas fora de FMPs 

Existem dois aspectos a diferenciar aqui. Um aspecto é a interacção entre FMP e os Participantes de NTP que não estejam transitando ou residindo naquele FMP específico, ou em outro FMP próximo. Estes Participantes podem visitar livremente e assitir gratuitamente às actividades culturais e científicas, ou conferências a terem lugar dentro um FMP específico. Estes Participantes NTP podem também desempenhar tarefas necessárias, somente se são necessárias e somente se não haja mais ninguém dentro do FMP que faça estas tarefas. Neste caso, por aquele dia de contribuição, podem ter alimentos gratuitamente ou podem pedir algum produto específico a partir do Lugar de Produção que possa ser obtido também gratuitamente, mas somente com confirmação prévia. Qualquer Participante NTP tem acesso ao sistema de mensagens de todos os FMPs, assim eles podem consultar os anúncios de tarefas necessárias, e se ninguém estiver disponível naquele FMP, eles possam vir "de fora" para contribuir. Isto é possível porque os FMPs são um sub-projecto de NTP.

O segundo aspecto de interacção está entre um FMP e as pessoas que não são Participantes NTP, e por isso, não podem ser residentes de FMP. Estas pessoas podem visitar um FMP por uma pequena quantia, e é lhes ensinado como as coisas vão andando, somente assistidos e acompanhados por um residente daquele FMP que explica e dá detalhes sobre as coisas, tal como um guia. As pessoas que não pertençam ao NTP podem também assistir a qualquer evento, qualquer conferência ou actividade científica por um valor. Elas podem ter uma refeição ao mesmo tempo que as refeições são servidas por um valor. Para as pessoas que não pertençam a NTP, qualquer serviço ou produto deste Lugar de produção poderá estar disponível sob um preço.

Estas pessoas, que não pertençam a nenhum FMP e tão pouco sejam Participantes em NTP, nunca poderão desempenhar as tarefas necessárias dentro de um FMP. Elas podem encontrar-se lá somente se estiverem acompanhadas por alguém que saiba precisamente quem aquela pessoa é, e que, com antecedência, tenha sido identificada com documentação válida comunicada ao Centro de Dados. O mesmo é válido para grupos organizados que venham de fora para eventos culturais ou científicos. Isto pode ser possível somente através de um pedido e confirmação prévias, com toda a conformidade da documentação pessoal que se apresenta para ser validado no momento do evento.

Alguns poderiam chamar a tudo isto uma "organização fechada" ou uma "máfia" somente por isto. Na realidade é muito aberta e transparente. Tu decides mas, depois de tudo, de verdade não importa como os outros a chamam. É um dos muitos Projectos de Organização da Nova Sociedade. Mas mesmo que um FMP necessite que o Centro de dados esteja em funcinamento 24/7/365 e, durante as horas nocturnas, que tenha no mínimo dois Participantes naquele FMP. As actividades de vigilância também são desempenhadas durante as horas nocturnas.

Tudo o que seja cobrado às pessoas que não pertençam a FMP, é para juntar a um fundo de moeda para qualquer substituição, ou bens, que aquele FMP ou outros FMPs possam necessitar no futuro, ou para necessidades de aluguer de transporte ou manipulação de contentores ou mercadorias no caso de, todavia, esses FMPs não terem os equipamentos necessários.

Nós precisamos de ter em consideração que não existe modalidade num só lugar que possa produzir tudo o que é necessário para uma vida decente. Então, não existe isto de auto-sustentabilidade, e tão pouco de auto-suficiência. Sim, há muitas vias de produzir energia e de uma maneira eficaz. Sim, muitas comunidades podem ser auto-suficientes em uma variedade de aspectos, mas nunca em todos. É por isso que nós todos necessitamos uns dos outros. É por isso o porquê das comunidades FMP e das pessoas interactuarem e trocarem tudo entre si numa forma de partilha livre, porque elas falam na mesma linguagem e vivem na mesma frequência da vida.

Amor e Luz para todos os Seres.


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário